“Cara bonito, ‘limpinho’ e educado: viado”

A frase tá em aspas porque foi uma conhecida que disse isso, em uma roda de conversa. Ela tava falando como tá difícil encontrar um homem que seja de boa aparência (na preferência dela), que tenha a vaidade de se cuidar (falando de higiene), saiba conversar, manter um papo; e o principal: que seja hétero.

Obviamente ela tava falando sobre o que acontece com ela. “Nunca aparece um cara com essas características, ou é uma, ou outra. Se sabe conversar, não se cuida muito. Se tem todos os traços, é bonito, limpinho e educado, ou é viado ou está comprometido”.

Não vou concordar totalmente com ela, até porque boa aparência pra mim não está ligada exclusivamente no físico, mas no conjunto: se vestir, se portar, se cuidar, na simpatia, no lidar com as pessoas.

Mas vou reconhecer que alguns parças têm deixado a desejar em algumas coisas que ela fala, principalmente sobre o ‘se cuidar’. Eu falo de coisas básicas, do tipo escovar os dentes, cortar as unhas, fazer a barba, passar a roupa antes de sair. É meus amigos, temos que ter mais atenção com isso.

O que percebo é que pra muitos caras o tal do ‘se cuidar’ pode afetar a masculinidade, porque ‘homem tem que ter jeito de homem’. E eu digo que dá pra ser ‘homem’ sim, sendo mais vaidoso e bem cuidado. Se você não fizer por você, quem vai? Vamos colocar de lado essa masculinidade frágil aí.

Agora, o errado dessa colega é julgar que todo homem de boa aparência e mais vaidoso é gay ou casado. Tá aí o perigo de generalizar. Eu entendo que ela quer dizer que os caras do meio gay/bissexual geralmente são mais vaidosos, preocupados com aparência, até porque homem é por natureza mais visual; mas dá pra ser hétero também e ter essas características.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena deixar de ser você mesmo?

Homens admiram outros homens: e não falo de gay ou bi

Temos que encerrar ciclos