A crise dos 30

A sociedade diz pra gente: antes do 30 você deve ter uma faculdade, ao menos uma pós-graduação, uma vida financeira estável, carro, casa própria, uma família com filhos. Mas e quem não atende todas essas expectativas? Como que lida com isso?

Já li depoimentos de caras, sobre o tema, frustrados com a vida que levam. Aos 30 anos, com faculdade, mas sem condições de se manter sozinho ainda. Aí estão em um emprego que paga mal, moram com os pais e o dinheiro é contado pro mês. Eles não queriam estar nessa situação. Sentem até vergonha.

Aí então se comparam com colegas, principalmente dos da mesma geração, que ao ver deles, estão muito bem. E aí eles se perguntam onde foi que erraram.

Pra mim, o primeiro aspecto para lidar com tudo isso é não se comparar. Mano, você precisa entender que cada pessoa tem uma realidade, percorreu vários caminhos para chegar onde está, em um tempo que é totalmente diferente do seu. Nem todo mundo passa pelas mesmas dificuldades. Além disso, outros podem ter as oportunidades que você não teve ainda.

Eu mesmo me comparava com colegas que ao meu ver estão melhor do que eu. Lembro até hoje que uma colega, na oitava série do fundamental me respondeu que queria ser advogada. E ela se tornou uma. Passou no exame da Ordem ainda no nono semestre, começou advogar, abriu escritório, comprou um  carrão, comprou terreno e agora tem casa própria com piscina, em bairro de médio-alto padrão. Sem falar as roupas de grife e as viagens internacionais. Inclusive já casou também. Tudo isso antes dos 30.

Mesmo não podendo reclamar da minha situação, eu queria ter conquistado também tudo que ela conquistou. Tenho duas graduações, MBA, duas especializações, mestrado, sou servidor público com uma vida financeira que está começando estabilizar, moro e me mantenho sozinho, e em breve começo a advogar. Mas ainda não tenho um carro bom, não tenho casa própria, não tenho um parceiro ou parceira, não tenho filhos.

Eu disse tudo isso pra você ver que eu e ela percorremos caminhos diferentes, de acordo com nossas escolhas. Mas eu não sei o que ela passou para chegar onde está, no tempo dela. Eu sei sim o que eu passei. Ninguém viu do que  abri mão, meu sacrifícios, do quanto foi difícil.

Então, segue o seu o caminho, se mantenha firme, e sempre tenha metas e veja estratégias para alcançar elas. “Ah, mas tô velho”. Irmão, o tempo vai passar da mesma forma. Daqui 5 anos você vai se arrepender de não ter começado a mudar sua vida hoje. E a grama do vizinho pode não ser mais tão verde assim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena deixar de ser você mesmo?

Homens admiram outros homens: e não falo de gay ou bi

Temos que encerrar ciclos