A idade chega e a frustração também

É, vocês já devem ter passado pela crise dos 30. Senão, ainda vão. Eu volto a esse assunto porque conheci dois novos parças que passam por essa situação, e me contaram o quanto estão frustrados. Um é doutor em Biologia, o outro, não fez faculdade, mas está fazendo um curso técnico em Radiologia.

O biólogo tem 30 anos, fez graduação, mestrado, doutorado, e viajou o mundo apenas com bolsas de estudos, apresentando trabalhos, mas esse  dinheiro era contado. Mas quando tudo acabou, se viu sem um tostão. Ele chegou no topo acadêmico, mas teve que voltar pra casa dos pais, no interior. Sem mercado pra formação dele, virou corretor de imóveis. Sonha em passar em um concurso público.

O outro tem 37 anos, começou três graduações e não terminou nenhuma. Agora, faz o curso técnico e está quase encerrando. Ele diz que acordou tarde pros estudos. Têm muitos irmãos, mas apenas ele não casou e mora com a mãe idosa, de quem cuida. Ele não reclama, mas vive frustrado porque não era a vida que queria. Cuida da mãe, porque ele foi o filho que foi “sobrando”, enquanto todos iam fazer suas vidas.

Estou em um lado privilegiado. Tenho títulos acadêmicos, um bom emprego e situação financeira estabilizando. Consegui isso com os 30. Sai de casa com 23 anos. Até então eu me perguntava como alguém com 30 a mais ainda morava com os pais, ainda não se mantinha sozinho. E eu entendi que a realidade de cada um é diferente. Outros tiveram oportunidades, outros não, outros queriam construir outro caminho. O que eu digo é: nenhum tempo é tarde pra mudar. Daqui a 5 anos talvez  a gente se arrependa de não ter começado essa mudança hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vale a pena deixar de ser você mesmo?

Homens admiram outros homens: e não falo de gay ou bi

Temos que encerrar ciclos